Portugal: Portal do Clima

Este projeto tem por objectivo a produção e publicação de um site relativo ao Clima em Portugal, constituindo uma plataforma de acesso fácil para o público em geral com funções de disseminação dos resultados obtidos no projeto, nomeadamente: séries históricas, alterações climáticas a nível regional e indicadores climáticos para setores específicos em Portugal.

O desenvolvimento do Portal do Clima  foi concebido para apoiar financeiramente as actividades sobre a "Adaptação à Mudança Climática" em Portugal guiado pelos termos estabelecidos no memorando de entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA-Grants).

O projeto recorreu ao processamento de dados climáticos passados e os dados de projeções climáticas do IPCC AR5 (projeto CORDEX) para divulgação através do website. Esta tarefa envolveu todos os cálculos necessários para a desagregação dos dados a nível da NUTS3 e em diferentes períodos de tempo, e a estimativa (eventual) de indicadores agregados (e.g. índice de seca, risco meteorológico de incêndio, etc.).

Fonte: Portal do clima


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos