Exposição “EVOLUÇÃO DA CARTOGRAFIA GEOLÓGICA: Materiais e métodos”

Portugal foi um dos países pioneiros na cartografia geológica em meados do séc. XIX.
Nos últimos 150 anos e em todos os países desenvolvidos o Estado promoveu programas de cartografia geológica procurando potenciar as atividades mineiras como motor de desenvolvimento económico.
Hoje em dia os mapas geológicos e geotemáticos constituem uma ferramenta fundamental no ordenamento do território e planeamento de obras públicas.  Infelizmente no nosso país , de pequeno tamanho, o grande objetivo de ter toda  a cobertura à escala 1:50 000 não  está cumprido e tem-se desinvestido institucionalmente. 

Ontem, 24 de novembro, dia Mundial da Cultura Científica, decorreu, na Universidade de Tras os Montes, a conferência do Professor Doutor Frederico Sodré Borges, professor catedrático aposentado da Universidade do Porto: “Um olhar sobre a Terra"

De seguida foi feito o lançamento da colecção de guias e Roteiros do Norte de Portugal, editados pelo Museu de Geologia Fernando Real com a apresentação do nº 1, relativo ao Guia para uma excursão geológica à Serra do Marão, da autoria de Carlos Coke e Rui Dias.

Ás 16 h, teve lugar a inauguração, na sala de exposições temporárias do Museu de Geologia Fernando Real a exposição com o tema “EVOLUÇÃO DA CARTOGRAFIA GEOLÓGICA: Materiais e métodos”, uma parceria do Departamento de Geologia e do LNEG.
A exposição será também evolutiva durante um ano, com o acompanhamento de trabalhos na carta 10B - Vila Real, em publicação e de actividades de campo com apresentação pública da mesma.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos