Enoturismo no Dão - Quinta do Cabriz


O contexto Geográfico e histórico da Região Demarcada do Dão
A Região Demarcada do Dão situa-se no centro Norte de Portugal, na Beira Alta, protegida dos ventos pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela.
As vinhas estão entre os 400 e os 700 metros de altitude, em planaltos de solos xistosos e graníticos de pouca profundidade, onde abundam os pinhais, dando origem a vinhos com corpo e elevada capacidade de envelhecimento em garrafa.
O clima do Dão é de influência continental, com Invernos frios e chuvosos e Verões quentes e secos.
Nesta região, a vinha foi introduzida pelo clero, em concreto pelos monges de Cister. Em 1908, tornou-se na segunda região demarcada portuguesa.
As castas mais representativas do Dão, são as tintas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaén e Tinta Roriz, e nos Brancos Encruzado, Bical, Cercial, Malvasia Fina e Verdelho.

O Grupo Global Wines
Criado em 1989, possui quintas e vinhas em várias Regiões demarcadas de Portugal (Dão, Douro, Vinhos Verdes, Bairrada, Estremadura e Alentejo) e no Brasil no Vale de S. Francisco.
Para além da notável qualidade e diversidade de vinhos que produz, tem também no seu portfólio excelentes azeites e queijos.




A Quinta do Cabriz e o Enoturismo no Dão

A Quinta de Cabriz é a casa mãe do grupo vitivinícola Global Wines. Situada em Carregal do Sal, entre as serras da Estrela e do Caramulo, em pleno coração do Dão.
Em termos de Enoturismo, oferece visitas guiadas pelas vinhas e adega, provas e cursos de vinhos, restaurante, eventos culturais e para empresas e loja de venda de produtos.

 

















Os produtos: Espumantes Cabriz, Cabriz Encruzado branco, Cabriz Colheita Seleccionada (tinto, branco e rosé), Cabriz Reserva tinto, Cabriz Four C., Aguardentes vínicas, e os Azeites.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos