Dia Mundial da Protecção Civil

"A Protecção Civil é uma actividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, que visa prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, assim como de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo caso esses incidentes ocorram."

O tema deste ano para o Dia da Protecção Civil é a  «Medicina de Catástrofe».  Em Portugal, no âmbito das comemorações, estão previstas diversas actividades de prevenção e sensibilização por todo o país. As inicitivas são organizadas por várias entidades - Bombeiros, PSP ou GNR, entre outras - e igualmente orientadas para diversos espaços - desde escolas a centros de dia.

As recentes  catástrofes que se verificaram um pouco por todo o mundo, nomeadamente o terramoto que assolou o Haiti, depois as inundações na Madeira e no sul de Espanha,  e agora mais recentemente o sismo no Chile, vieram  demonstrar que há lições a retirar, não apenas em termos de socorro pós-catástrofe, mas mais importante que isso, no âmbito do planeamento e prevenção dos riscos a que estamos expostos. 
A Natureza, com todos os seus fenómenos que lhe estão associados, é a melhor escola. Agora o que é preciso é aprender com os erros. 
Não podemos evitar certo tipo de catástrofes mas podemos preve-las e minimizar os seus efeitos, ter em conta o correcto planeamaneto do território e atenção às condições geográficas de cada local.

A Protecção Civil é responsabilidade de todos e também de cada um de nós.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos