Uns dias em São Miguel (Açores)





A ilha é belíssima para os amantes da natureza. Não é por acaso que lhe chamam “ilha verde”. Para onde quer que vamos e onde quer que estejamos a paisagem é marcada por várias tonalidades de verde (das diferentes tipos de vegetação) e azul… o azul do céu confunde-se com o límpido azul do Atlântico…!

Para conhecer a ilha, o melhor é alugar um carro e partir à descoberta. Há locais maravilhosos para contemplar e descobrir que por vezes, não estão referenciados nos guias turísticos. Cerca de 3 ou 4 dias é suficiente para conhecer toda a ilha e reservar 1 ou 2 para desfrutar calmamente da beleza imensa deste cantinho implantado no Atlântico.

Ponta Delgada consegue ser uma mescla de cidade cosmopolita e de cidade pequena e familiar. As ruas, salpicadas de branco e preto (basalto) juntamente com os edifícios contornados de preto) compõem a sua traça principal.

A gastronomia local... é uma delicia ! Alguns pratos muito servidos na ilha, como a morcela com ananás, o cozido de bacalhau, o bife de albacora, batata doce, “franganito”, queijadas de Vila Franca, “fofas da Povoação”, feijão assado, lapas, cracas, o delicioso gelado de canela do “Caís 24” … enfim, uma maravilha!

É possível visitar as plantações do ananás na Fajã de Baixo, junto a Ponta Delgada, e as fábricas do chá de Porto Formoso e da Gorreana e, onde nesta última se pode visitar o espólio antigo da fábrica e fazer provas de chá.


Lagoas – há várias e muito muito bonitas! (as mais conhecidas – Sete Cidades, Santiago, Lagoa do Fogo, Lagoa das Furnas). As menos conhecidas - Lagoa de São Brás no cimo da montanha, e a lagoa do Congro, no fundo de um vale repleto de vegetação exuberante contornada por um caminho íngreme… Para os mais aventureiros é do melhor)!

As Furnas são muitíssimo fascinantes mas mais alvo de turismo, pelo que sempre encontrarão mais pessoas e confusão que nos outros lugares. Se lá forem não deixem de provar o famoso “cozido das Furnas”, que servem nos vários restaurantes da vila e demora 6 horas a cozer nos buracos! Nós optámos pelo "Tony’s", por recomendação de amigos.

Praias de areia preta e pequeninas! as melhores dos Açores são as da ilha de Santa Maria (eles dizem que são o “Algarve dos Açores”!). Em São Miguel, as melhores são as da Ribeira Quente e a da Praia do Pópulo na costa sul da ilha.

Devido à actividade vulcânica é também possível banharmo-nos em águas quentes, mais no interior da ilha… a Caldeira Velha … uma piscina natural mais selvagem e com água quente… um verdadeiro “mimo dos deuses” e a da “ Poça da Beija” nas Furnas.

Em todas as estradas à Miradouros – vale a pena parar em todos eles e desfrutar da paisagem, da calma e do cheiro agradável a hortênsias que modelam as estradas de toda a ilha. As estradas são também elas só por si belíssimos miradouros para admirar a paisagem e o modus vivendi...

....A natureza … aquelas montanhas lindas de cortar a respiração quer pela imponência, quer pelo manto verde e formas que apresentam, a música maravilhosa dos pássaros, grilos, sapos,… são uma autêntica maravilha natural!

É uma viagem que recomendo, vale a pena!

Bem, não me ocorre de momento mais em que vos falar, caso queiram saber mais algum aspecto digam que eu respondo!

Comentários

Angela disse…
hummmm que inveja! realmente fiquei mesmo com uma dúvida...porque é que não me levaram na mala com vocês!?!?!??!
Por acaso este ano tive a sorte de ir lá, a ilha do Pico e Faial e realmente fiquei surpresa pelos tons de verde como tu dizes e sobre tudo porque adoro a cor do basalto, e as formas que lava deixou ...parece-me uma mostra de que a terra tem tanta vida...
Linda a viagem, obrigada por partilhar!
Beijo!
Lisete Osório disse…
:D humm... uma companhia como a tua nao vai na mala... vai ao nosso lado!!!
Adorei as diferentes tonalidades de verde e azul que se chegam a mesclar e confundir...
Para nós é uma verdadeira "aula viva" de ciências naturais por todo o legado natural que encerra. As Furnas são um lugar mágico... lá a crosta terrestre é mt fina e consegues ouvir o magma a borbulhar, por baixo dos teus pés, e ver as fumaloras... é uma verdadeira "monstra de que a terra tem tanta vida" como disses!
Na Costa Sul podes ver a lava fossilizada com diferentes formas... é magnifico!
Por toda a ilha de São Miguel sentes uma tranquilidade e paz de espirito enorme... é dificil descrever... Sente-se!
Sente-se uma força natural, telúrica que mexe ctg e à qual não ficas indiferente e acabas por entrar em comunhão com ela... enfim.. vim Apaixonada e com mt vontade de voltar...
Beijo grd!

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos