71ª SESSÃO DO CONSELHO DO ECMWF, PONTA DELGADA, AÇORES







Irá realizar-se em Ponta Delgada, Açores, nos próximos dias 25 e 26 de Junho a 71º Sessão do Conselho do Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo (ECMWF).
O ECMWF é uma organização internacional, estabelecida em 1975, e da qual Portugal foi um dos Membros fundadores, sendo constituída por 18 Estados-membros e tendo estabelecido acordos de cooperação com mais 13 Estados Europeus.
O Centro Europeu tem por finalidade assegurar que os produtos de um modelo de previsão numérica do tempo, resultante da investigação técnica e científica europeia, sejam elaborados centralmente e disseminados por todos os Estados membros, aproveitando as sinergias existentes neste domínio, no contexto europeu, utilizando poderosos meios de cálculo resultantes de um investimento comum.
Esta organização é considerada um centro de referência a nível mundial e actualmente o modelo de previsão global nela desenvolvido apresenta os melhores resultados no conjunto dos modelos em operação à escala mundial, no que se refere à qualidade dos produtos numéricos, essenciais à elaboração das previsões de tempo pelos Serviços Meteorológicos Nacionais.
Na reunião do Conselho estarão presentes os Directores dos Serviços Meteorológicos Nacionais dos Estados Membros desta organização, bem como os representantes dos países com acordos de cooperação e observadores de outras organizações internacionais e europeias, de entre as quais a Organização Meteorológica Mundial. O IM estará representado pelo Dr. Adérito Vicente Serrão, Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Meteorologia I.P., e actual Presidente do Conselho do ECMWF. (Fonte: Instituto de Meteorologia)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos