Importância da Geografia

Uma sucessão de acontecimentos, têm marcado os meus últimos dias... por questões várias vou parar de escrever durante uns dias ou tempos. Vamos ver se consigo aguentar?!
Nós ultimos 2 dias tropecei em algumas coisas que me fizeram pensar, pensar muito... Deixo-vos um excerto que li aqui sobre a cada vez maior importância da geografia na sociedade. De facto ninguém nos pode simplesmente ignorar, porque a globalização encarregasse de nos promover.
"Abraçar a geografia não é aceitá-la como uma força implacável contra a qual a humanidade é impotente. Pelo contrário, ela serve para qualificar a liberdade humana e escolha, com uma modesta aceitação do destino. Esta situação é cada vez mais importante hoje, porque, em vez de eliminar a importância da geografia, a globalização está a reforça-la. A comunicação de massa e a integração económica está a colocar muitos paises numa posição secundária, expondo um mundo herteziano de pequenas e irascível regiões. Dentro delas, locais, étnias, religiões e fontes de identidade se reafirmam entre si, através de vários mecanismo, e porque estão ancoradas em terrenos específicos, são melhores explicados por referência à geografia. Tal como os defeitos que determinam sismos, o futuro político será definido pelo conflito e instabilidade com uma lógica geográfica semelhante. A turbulência provocada pela actual crise económica está a aumentar a relevância da geografia deixando as fronteiras naturais do globo como a única restrição." (tradução livre)
Deixo-vos também um excerto de uma música do Carlos Paião para reflectirem:
"Podes não saber cantar,
Nem sequer assobiar
Com certeza que não vais desafinar
Em play-back, em play back, em play-back!
Só precisas de acertar, Não tem nada que enganar, E, assim mesmo, sem cantar vais encantar Em play-back, em play back, em play-back!"

Comentários

Anónimo disse…
hola,
He ojeado con interés tu blog. Te felicito de antemano por los textos, que además del interés por sus aportaciones sea atractivo. Por ahí, vaya lo primero mi felicitación sincera.
espero tu regreso.
Un abracito, Jamie

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos