I Seminário de Turismo



Tema: “Estratégias de Diferenciação do Turismo ao Nível Local”
Local: Auditório do Biocant Park, em Cantanhede,
Data: 20 de Março.
Organização: Município de Cantanhede
Inscrição: gratuita e pode ser feita até dia 13 de Março, junto dos serviços do Posto de Turismo de Cantanhede ou através do telefone 231 410155, do e-mail turismo@cm-cantanhede.pt e, ainda, em www.cm-cantanhede.pt/inscricoes.
Segundo os promotores, a iniciativa vai contar:"com a intervenção de reputados especialistas na matéria e de representantes de diversas entidades públicas e privadas, estando aberta à participação de autarcas, empresários e técnicos que actuam nesta área."
Com base no reconhecimento de que o turismo está a registar crescentes alterações aos mais variados níveis, o seminário tem como objectivo fomentar o debate sobre novas perspectivas de evolução de um sector de actividade da maior relevância económica, com enfoque na avaliação dos factores com maior influência no seu desenvolvimento.
Neste âmbito, serão equacionados modelos de actuação possíveis para reforço de uma intervenção concertada entre entidades públicas com responsabilidade neste domínio, bem como estratégias tendentes a promover a consolidação de condições que permitam dar resposta cabal aos novos desafios que se colocam ao País, nomeadamente ao nível da valorização dos recursos e da qualificação da oferta.
Noutra vertente, estarão em discussão programas de incentivos para investimentos na área do turismo e para acções de promoção dos destinos turísticos, aspectos que se afiguram da maior relevância para os agentes económicos do sector.

Estruturado em dois painéis, o seminário começa com uma abordagem à Importância da Especialização Turística a Nível Local, no decurso da qual serão debatidos quatro temas, a partir das comunicações a apresentar por especialistas convidados: Que Papel para os Municípios na Área do Turismo em Portugal?, pelo Prof. Doutor Carlos Costa (Universidade de Aveiro), A Gestão de Recursos Turísticos Culturais como Factor de Diferenciação de Destinos, pelo Mestre João Estêvão (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda), O Marketing Integrado do Sistema do Destino Visando o seu Sucesso e Sustentabilidade, pela Prof. Doutora Elisabeth Kastenholz (Universidade de Aveiro), e A Educação e Formação em Turismo e o Desenvolvimento Turístico ao Nível Local, pelo Prof. Doutor Manuel Salgado (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda).
No segundo painel, cujo tema é Política e Estratégia Pública para o Turismo, o Dr. Miguel Mendes, representante do Turismo de Portugal, I.P., irá apresentar O PENT e os Incentivos Financeiros ao Investimento no Turismo, a que se seguirá a intervenção do Prof. Doutor Alfredo Marques, Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, sobre A Promoção do Turismo Através do Programa Operacional Regional do Centro.
O seminário encerra com as intervenções do Dr. Jorge Catarino, Administrador do Grupo Catarino, que irá falar sobre Turismo e Biodiversidade, e do Dr. Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, com uma comunicação sobre Centro de Portugal: Um Destino sem Limites – A Importância Estratégica Intermunicipal para o Turismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos