7ª do Encontro de Utilizadores ESRI (EUE- 2009)



Decorreu nos passados dias 11 e 12 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa a sétima edição do Encontro de Utilizadores ESRI (EUE), este ano sob o lema «Novos Mapas, Um Rumo». Durante dois dias passaram pelo evento diversos especialistas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e que usam os softwares da ESRI.

O primeiro dia deste 7º encontro de utilizadores ESRI, foi marcado pela intervenção de várias personalidades da ESRI, que apresentaram os objectivos da ESRI para 2009, frisaram a importância das parcerias em 2009, bem como do desenvolvimento de soluções verticais para asáreas como as telecomunicações, a saúde e a educação, segurança, a defesa e a aviação. Foi friasada a aposta da empresa na investigação como forma de «responder às novas e crescentes necessidades» dos utilizadores.

A parte da tarde foi marcada por balanços das soluções ESRIe também pelo levantar de véu para inovações na gama de plataformas e sistemas.
Sandro Batista, Director de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da ESRI Portugal, deixou clara a intenção da ESRI de aproveitar este potencial. Um bom exemplo é a nova aplicação Web do 'ArcGIS API for Microsoft Silverlight' a ser lançada ainda no mês de Março. Esta solução Web reúne informação de várias fontes, disponibilizando-as num único dispositivo.
Também para este mês, a ESRI reservou o lançamento da nova plataforma 'ArcGIS 900 Explorer' que, entre outras potencialidades, permite a visualização sincronizada em 2D e 3D, disponibiliza mais conteúdos, serviços e funcionalidades e apresenta uma interface melhorada. Outra novidade, esta apresentada no próprio dia da conferência, é a nova versão do 'MuniSIG Web', criado a pensar nos municípios.

Na ordem de trabalhos seguiu-se a apresentação feita por John Teufert, da Agência de Consulta, Comando e Controlo da NATO. John Teufert fez um resumo do trabalho da agência, referindo as situações em que «os sistemas de informação geográfica são vitais para a operacionalização dos recursos da Nato» em situações de tensão ou mesmo conflito em todo o mundo.
O representante da NATO abordou outra questão «fundamental» que neste momento representa «um grande problema» na logística da organização relacionado com a heterogeneidade dos SIG usados dentro da aliança, criando «inoperabilidade e dificuldades de comunicação».

Porque o dia foi marcado por novidades, o secretário de Estado - José Miguel Medeiros - aproveitou para informar da criação do novo 'Guia Metodológico para a Elaboração de Cartografia de Risco em Portugal'. O guia, iniciativa conjunta da secretaria de Estado da Protecção Civil e da secretaria de Estado do Ordenamento do Território, estará disponível em Maio.

O segundo dia do EUE’09 foi dedicado à apresentação de casos de estudo, em 6 sessões paralelas, nas áreas das autarquias, cidades e regiões digitais, da água e energia, da protecção civil e segurança, da arqueologia e do turismo, Logística e transportes, GeoMarketing, GeoBusiness, Núcleos de reflexão, Sociedade, Mobilidade, Decisão e apoio à acção e estratégica política, Telecomunicações, Inteligência geográfica, Ensino e Investigação e Núcleos de reflexão.


Pela imensidão de projectos apresentados no encontro, cerca de 60 casos e pelo alongar do post destaco o caso dos CTT, que apresentaram o SIGPOSTAL. Uma plataforma do conhecimento geográfico dos CTT, que é suportada por uma base de dados geográfica com conteúdos ao nível de endereços, códigos postais, entre outros, permitindo uma gestão integrada, em tempo real, da informação proveniente de comunidades de utilizadores multi-sectoriais. O SIGPOSTAL incorpora um novo paradigma das práticas organizacionais no domínio do geomarketing e da gestão do território postal.
Para além das conferências e sessões paralelas, houve também sessão de posters, espaços de apresentação de empresas, demonstrações práticas de softwares, espaços de debate entre os participantes e lounge.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos