Software Livre... uma opção?


No actual contexto de crise, tudo o que é grátis é bem-vindo! No mundo da informática podemos encontrar uma panóplia de programas grátis e de código aberto que nos fazem poupar várias centenas de euros para "artilhar" o computador.

Recentemente, num Encontro de Software Livre (que aqui divulgamos e comentamos) tivemos oportunidade de nos deparar com uma panóplia enorme de opções grátis e alternativas ao software proprietário - do sistema operativo aos jogos, passando pelos antivírus e pelo editor de imagens as borlas de software não faltam!
Podem não ser iguais nem fazer o mesmo que os programas pagos, mas para a maioria dos seus utilizadores são poucas as diferenças. É o caso do Open Office que agrega um conjunto de aplicativos semelhantes ao Microsoft Office e apesar de ter algumas debilidades, os "handicaps" do gratuito acabam por se resumir a questões de estética.

Outro exemplo é o Ubuntu Linux que pode não ter o mesmo glamour que o Mac OS Leopard, da Apple nem a popularidade do Windows da Microsoft, mas é mais rápido, barato e acaba por fazer o mesmo que os outros comprados. O único problema do Linux é a sua incompatibilidade com outros aplicativos. Mas mesmo isto tem vindo a ser minimizado com o aumento do número de utilizadores particulares e empresas.
Outra questão prende-se com a segurança e fiabilidade dos programas de código aberto. Em termos de segurança, até podemos ter receio de que pelo facto de serem programas de código aberto, qualquer um pode aceder e destruir o programa. Contudo a realidade é bem diferente, são escassas as situações de violação do sistema por piratas informáticos, como acontece no ambiente Windows. E em relação à fiabilidade, basta vermos o sucesso da enciclopédia online Wikipédia, desenvolvida pelos internautas e que segundo a revista Nature, no que concerne às entradas de temas científicos é quase tão precisa como a Enciclopédia Britânica.



Software Livre na Escola - Edição 2008 - uma iniciativa do Ministério da Educação
Ligações importantes para encontrar programas gratuitos para qualquer sistema operativo:
Fãs incondicionais da maçã – www.opensourcemac.org
Universo Windows – www.programas-pc.net
Mundo Ubuntu – www.guiaubuntupt.org
Jogos – http://liny.ccXPUBs

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos